VIDEOCOMUNICAÇÕES PESSOAIS

 

As videocomunicações pessoais, com maior destaque para os sistemas de videoconferência e de telepresença, permitem uma comunicação audiovisual entre intervenientes independentemente da distância.
A videotelefonia é a solução mais básica, e associa ao telefone uma câmara e visor, para possibilitar o vídeo. O modo de conferência entre dois terminais é designado ponto-a-ponto (point-to-point). A videoconferência é uma solução mais completa, e permite a comunicação entre mais de dois intervenientes, modo de conferência multiponto (multipoint-to-multipoint). A telepresença é o passo seguinte da videoconferência convencional, e promete uma experiência mais realista, associando às tecnologias mais actuais o factor humano.

 

 

Para as tecnologias e equipamentos são estabelecidas normas ou recomendações para garantir a compatibilidade e interoperabilidade.

A ITU é a agência especializada para tecnologias de informação e comunicação (ICT) das Nações Unidas; uma das funções que desempenha é o desenvolvimento de standards (normas técnicas ou recomendações), que garantem que as redes e tecnologias se conectam entre sim sem problemas.